Translate

segunda-feira, 14 de maio de 2018

O Brasil como cenário de Fantasia


Muitos leitores de Fantasia eventualmente devem ter notado a relativa ausência do contexto brasileiro nos livros do gênero. Isso não há de ser culpa apenas das editoras nacionais, que hesitam em prestigiar conteúdo nacional; parte do problema são os escritores brasileiros do gênero, a maioria dos quais se dividem entre a criação de seus mundos particulares ou a ambientação de suas obras em culturas europeias ou orientais.

Há exceções, certamente! E uma dessas é "Vera Cruz: Sonhos e Pesadelos", projeto do escritor Gabriel Billy, que se encontra em financiamento coletivo no Catarse até o dia 21/06/2018.

"Vera Cruz: Sonhos e Pesadelos" é um livro que mistura Fantasia com Steampunk, no exuberante cenário composto pelos mitos e folclores do Brasil, trazendo personagens lendários (Boitatá, Saci, entre outros) e outros históricos (Santos Dumont, Padre João Francisco de Azevedo, Padre Landell de Moura, Padra Bartolomeu de Gusmão), em um enredo muito elaborado.

Gabriel trabalhou nessa obra por 6 anos e pesquisou em muitas fontes para compô-la. O livro será acompanhado por muitas ilustrações cativantes de Rebeca Acco, Zakuro Aoyoama, Diucênio Rangel e Theo Szczepanski.

Torço para que essa publicação seja viabilizada pelo financiamento coletivo.

Se gosta de Fantasia e quer apoiar um autor nacional, visite a página do projeto no Catarse e contribua!

Sobre o autor

Gabriel Billy é formado em Belas Artes na UFRRJ, publicou 2 livros (Na fronteira de Realidade; Editora Torre, 2012) e Madame Cosmópolis como escritor e 1 livro como ilustrador (NOÉ - EDUR; Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012).

Em 2013 montou com Renan Laviola a Editora Devaneio, editora especializada em quadrinhos e livro de ficção, onde trabalhou como programador visual e editor. Na Devaneio, conseguíram ter seu segundo livro, "Fantasmagorias" de R.F. Lucchetti, como finalistas em uma das categorias do prêmio Jabuti. Em 2017, infelizmente a Editora Devaneio veio a fechar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário