Translate

quinta-feira, 29 de março de 2018

A adaptação de Jim Knopf para o cinema

Detalhe do cartaz do filme Jim Knopf und Lukas der Lokomotivführer

Hoje estreia na Alemanha o filme Jim Knopf und Lukas der Lokomotivführer, inspirado no livro "Jim Knopf e Lucas, o Maquinista", de Michael Ende. No Brasil, o autor é mais conhecido por seu livro A História Sem Fim. Contudo, foi com Jim Knopf que ele se tornou inicialmente conhecido; Momo e A História Sem Fim são obras posteriores.

Capa duma edição alemã do livro
Jim Knopf é um menino que chega, ainda bebê, dentro de um pacote entregue na pequena ilha de Lummerland. A ilha é tão pequena que nela só moram 4 pessoas e uma locomotiva. Por ser órfão, o menino é adotado como filho pelos 4 adultos e cresce aprendendo algo com cada um deles. Mas há um problema: a ilha não comportará 5 adultos e o crescimento de Jim implicará que alguém terá de deixar a ilha. É Lucas, o maquinista, quem terá de sair. Ele transforma sua locomotiva em uma embarcação e deixa Lummerland. Mas Jim se esconde na locomotiva e parte junto, pois o menino quer descobrir sua própria origem e como foi parar dentro de um pacote. A história se desenrola dessa premissa, com várias aventuras memoráveis e momentos reveladores e engraçados, como só Ende consegue narrar.

O livro foi premiado com o German Young Literature Prize em 1961 e ganhou várias traduções, além de uma continuação: Jim Knopf e os 13 Piratas. Há também animações para a TV e peças de teatro inspiradas na obra. No Brasil, ambos foram publicados pela editora Martins Fontes. Apesar disso, não é um livro muito conhecido em nosso país, como os demais livros de Ende.

Curiosamente, Ende não considerava seu livro como um livro infantil. Tal como em Momo, Jim Knopf é uma alegoria que usa elementos da narrativa de aventura para discutir problemas sociais. Ele baseou o personagem-título em Jemmy Button, um nativo da Terra do Fogo que, como adolescente no século XIX, foi vendido por um botão de madrepérola e levado para a Inglaterra. Mais tarde, ele retornou à sua terra natal no HMS Beagle, através das Ilhas Galápagos, junto com seu colega Charles Darwin, quem escreveu sobre o episódio. Ende também incluiu nesse livro sutis críticas ao modo educacional usado pelos nazistas para incutir sua ideologia junto à juventude.

Michael Ende era um grande crítico do consumismo e da transformação dos sonhos em produtos vendáveis. Isso, em parte, explica porque ficou decepcionado com o resultado da adaptação de seu livro A História Sem Fim para o cinema, pois o filme mudava pontos importantes de sua obra.

Espero que esta adaptação seja mais fiel à mensagem de Ende. As imagens divulgadas até agora nos trailers são muito cativantes, como pode ser visto abaixo. O próprio ator que interpreta o maquinista Lucas lembra fisicamente o escritor Michael Ende.

Torçamos para que possa também ser lançado no Brasil!

Trailer 1


Trailer 2


Trailer 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário