Translate

sábado, 20 de maio de 2017

Eix: o reino patriota

Eix é um pequeno reino oriental, encravado entre Ístar e a Macebólia. No começo de O Rei Adulto, o status político de Eix é o de mera província ístara, fruto da derrota do reino durante a Guerra das Águas. A busca de Êisdur chega a Eix no momento em que as guerras de independência estão em seu auge.


A derrota dos eicsos para os ístaros durante a Guerra das Águas foi avassaladora. Assim que os ístaros tomaram a capital eicsa, Timissália, transferiram para lá seu próprio governo, anteriormente em Lize. E passaram a incentivar a migração de gandaios para as cidades eicsas, de modo a descaracterizá-las gradativamente e apagar os traços da cultura eicsa.

Todavia, é muito difícil eliminar da alma dum eicso a lealdade a seu reino. Eles são fanáticos por isso, e o subjugo intensificou-lhes o desejo de ir à forra. Um governo eicso paralelo foi estabelecido nas cavernas de uma montanha, em Eicsmons e as longas escaramuças entre eicsos e ístaros ocorreram, até que a definitiva independência foi obtida.

Eix também é conhecido como "o país das rochas", devido ao terreno rugoso de lá, pontuado por pedregulhos que afloram do solo, além da Serra Cavernosa, onde Eicmons se esconde, e os Mil Buracos, donde partem túneis subterrâneos para todos os cantos do mundo das crianças, segundo as lendas. Alguns acham que a própria inflexibilidade nacionalista dos eicsos é reflexo desse terreno rochoso.

As principais cidades genuinamente eicsas são Timissália, Eicsmons, Valim, Fosso, Fiafrag, Venquita e Truplena. Em Valim, há uma importante e tradicional escola de magia, que recebe alunos de todos os outros reinos. Quando independente, o território eicso tinha a particularidade de não ser dividido em províncias: o governo era centralizado e fortemente hierárquico.

As cores nacionais são branco, preto e vermelho. O brasão é quase quadrado e partido em branco e preto. Para um eicso, o mundo é assim, sem nuances...

Nenhum comentário:

Postar um comentário