Translate

segunda-feira, 6 de março de 2017

Ístar: o reino da artimanha e das brigas

Ístar é o reino infantil situado mais a leste. Poderoso e engenhoso, sempre esteve envolvido nos grandes conflitos e guerras das crianças, e geralmente foi o principal agente da deflagração. Em todas essas batalhas, costumam surpreender os adversários com suas táticas e armas originais, das quais muito se orgulham. Por exemplo, foram os ístaros que inventaram o estilingue quádruplo, a pistola d'água e a catapulta de tortas (que são arremessadas quentinhas, direto do forno acoplado ao mecanismo). Também levaram à perfeição a arte de dar cascudos e tapas nas orelhas dos combatentes capturados. Se você nasceu num outro reino do mundo infantil, provavelmente os odeia, teme ou ambos.



Certamente, há muitos ístaros amistosos ou tímidos. Mas má fama é feito cheiro de gambá: uma vez que grude, é difícil livrar-se dela, especialmente porque a sede de peleja desse reino é parte fundamental do que seus jovens habitantes entendem por diversão.

Ouve-se ao todo três falares em Ístar: ao sul do rio Lenques predomina o Sulino; ao norte do rio Bergamil predomina o Gandaio; e na província de Eix, ouve-se o Nortenho. Essa diversidade linguística é fruto justamente do expansionismo do reino que conquistou há muitos séculos a Gandaia e, mais recentemente, durante a Guerra das Águas, o reino de Eix.

Tanto Eix, quanto a Gandaia foram anexadas e transformadas em províncias ístaras. As demais províncias se chamam Dedel, Vagau, Toatoa, Falatina e Beleléu, esta a mais distante de todas. Há ainda o tutelado do Carussuçu, tomado de Landau durante a mesma Guerra das Águas.

As cores nacionais são o verde, o preto e o amarelo, que figuram em sua bandeira e brasão. Por falar em brasão, o ístaro tem o curioso formato de pipa, que destoa completamente dos de todos os demais reinos infantis. No ocidente, comenta-se que isso evidencia a ignorância dos ístaros acerca da heráldica e dos ilustres valores da fidalguia. Mas o significado real do brasão é uma provocação: pretender dominar o espaço aéreo, tanto quanto as terras vizinhas.

Pois os ístaros são exímios pipeiros e costumam dedicar-se à empinar pipas sempre que não estão planejando invadir algum canto. Em Descampados, extensa planície no nordeste do reino, os ventos e o relevo são bastante favoráveis a essa prática.

A maior cidade de Ístar, quiçá de todo o mundo infantil, é Lize, sua antiga capital. Outras cidades importantes são Sonsa, Ricárdia, Firmina, Araque, Cacareco e Rarrarrá.

Algumas curiosas expressões usadas pelas crianças tiveram origem em topônimos ístaros tais como "brinquedo de Araque", "ruim pra Dedel" e "viver na Gandaia". Mas nenhuma é tão expressiva quanto "mandar seu desafeto ao Beleléu" ou para sua capital, os Cafundós. É longe pra Dedel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário