Translate

sábado, 10 de dezembro de 2016

Kousha e Estel em ilustrações

Duas novas ilustrações de O Rei Adulto foram finalizadas em novembro. Leia abaixo sobre como a composição foi feita.

Kousha de Calpulcra


O capítulo 5 de O Rei Adulto apresenta a fada-rainha Kousha, que se apossou da cidade de Calpucra, onde mantém uma corte de seguidores e fãs.

Escolhi para ilustrar a cena em que Êisdur, Wáldron, Harsínu e Marsena chegam à clareira onde há um festival em homenagem à Kousha.


No coreto, ao lado do rio Flafir, vemos Kousha ladeada por dois anões tagarelas. Várias crianças aguardam pelo seu pronunciamento.

Essa foi a composição mais trabalhosa das que fiz até o momento, especialmente porque a cena precisou ser construída a partir de várias imagens diferentes. O coreto usado na composição é o da cidade de São José do Rio Pardo. O rio com margem gramada fica em Riverview, na cidade de Richland, WA-EUA, fotografado por Russ1959. Mas as montanhas ao fundo provém de outra imagem, de autoria de Abel Leemans; foi necessário incluir as montanhas nevadas porque é essa a visão que se têm ao olhar ao norte através do rio Flafir em Calpulcra. A cerejeira é uma arte vetorial feita por Susannp4. Aquela à direita é proveniente da mesma imagem original, mas torcida com o filtro de deformação interativa do Gimp, para parecer diferente. Usei ainda, bem no cantinho esquerdo, a árvore solitária duma imagem de LoggaWiggler. As demais árvores e arbustos foram desenhados com pincéis próprios do Gimp.

As crianças no primeiro plano provém de duas imagens: uma mostra crianças num jardim de infância alemão, fotografadas por Westfale, e a outra mostra crianças alinhadas para a execução do hino americano, junto a um campo de beisebol, fotografadas por Keijj44. Em ambas as fotos, só aproveitei a postura das crianças. Tive de modificar as roupas, adicionar boinas, gorros, etc. O resultado mal lembra as imagens originais.

Para Kousha, usei uma combinação de quatro imagens: duas imagens da mesma modelo feminina fotografada por Adina Voicu: essa e essa; uma ilustração de elfa feita por Dina Dee; e asas desenhadas por Gordon Johnson. Os dois anões tagarelas foram compostos a partir da foto duma escultura de gnomo por Steve Buissinne

Ao fim, a composição teve suas cores intensificadas com a aplicação do filtro Boost Chromaticity do pacote GMIC/Gimp.

Estel del Baixo Goles


No capítulo 6, os jovens aventureiros chegam à fronteira entre Teres e o Tamatich, após enfrentarem estranhos acontecimentos. A primeira cidade tamatisca em sua jornada é Estel del Baixo Goles.

A cena ilustrada mostra Estel debaixo d'água, o que enche os aventureiros de apreensão, por estarem já alarmados com o que vinham encontrando na estrada. Pela descrição do capítulo, Êisdur e seus amigos estão em um ponto mais elevado e veem Estel no vale, ao lado do rio Lennx. Procurei manter todos esses elementos na composição.


A belíssima paisagem original dessa composição fica em Quiraing, Ilha de Skye, na Escócia, em fotografia de Frank Winkler. Inverti a imagem original horizontalmente, para reproduzir o relevo da fronteira entre Teres (mais elevado) e o Tamatich (mais baixo, à direita do rio). Incluí o rio, espelhando a imagem do céu e escurecendo ligeiramente as cores da água. Criei o alagado ao lado de modo similar e comecei a colocar as torres, telhados e topos das árvores acima das águas. Cada torre precisou também de reflexo sobre a água e sombra (segundo as sombras já existentes na imagem original). A ponte de pedra fica originalmente na Albânia, retirada desta fotografia de Dudva. Finalmente, incluí duas bandeirinhas com as cores do Tamatich, no mastro de duas das torres mais altas.


Gostou dessas imagens? Já leu o capítulo correspondente de O Rei Adulto? Deixe-nos um comentário sobre o que achou da história ou das ilustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário