Translate

sábado, 31 de dezembro de 2016

Duas ilustrações do palácio de Quérelim

Ao longo de dezembro, já me preparando para a produção do Book Trailer do livro O Rei Adulto, finalizei algumas ilustrações novas, que ainda não tinham sido descritas aqui, embora tenham sido postadas na fanpage, em versão de aquarela.

Essas ilustrações referem-se às cenas dos capítulos 7, 8, 9 e 10. Devido à quantidade de imagens que usei nas composições, esta postagem dará os créditos apenas para aquelas do capítulo 7 e 8. Dentro de alguns dias, farei o mesmo para as dos capítulos 9 e 10.

O Grão Paço Segundo de los Príncipes Tamatiscos

 

No capítulo 7, o leitor (e os personagens aventureiros) chegam a Paço e se encontram com a princesa Quérelim do Tamatich. O palácio de Quérelim é famoso por seus lustres e pelas paredes decoradas com desenhos em creiom.




Os aventureiros são convidados por Quérelim a se aconchegarem nas almofadas ao chão e se servirem de frutas que ficam num cesto ao lado. Segundo a história, o trono de Quérelim é encimado pelo busto dum unicórnio dourado que atravessa a parede. Membros da nobreza bisbilhotam a chegada dos viajantes. São esses os elementos que incorporei à cena.

O palácio de Quérelim veio dessa imagem, em domínio público, feita por Eduard Hau do palácio de inverno de Pedro o Grande. Nela, mudei a cor de algumas paredes para verde, por conta das cores nacionais tamatiscas serem vermelho e verde. O unicórnio foi dourado cuidadosamente a partir dessa ilustração feita por Budgme. Os desenhos infantis nas paredes vieram de várias imagens diferentes:
A princesa Quérelim, sentada ao trono, foi composta a partir dessa arte feita por Mystic Art Design. Suas roupas vieram dessa foto, de Adina Voicu, recolorida para um tom de verde.

O pedestal para o cesto de frutas foi colorido a partir de uma antiga fotografia P&B de um pedestal do Metropolitan Museum of Art, e o cesto veio de uma fotografia de Connie Frank.

A nobreza tamatisca foi composta também pela junção de várias imagens. As vestes do grupo à direita saíram dessa ilustração de vestimentas húngaras entre 1370 e 1410, feita por Géza Nagy, em domínio público. As crianças que passaram a encabeçar esse grupo vêm das seguintes imagens:
Já o grupo à esquerda vem de:

As imagens que não estão em domínio público foram distribuídas pelas licenças CC0 ou CC4-BY.

Estatuária em Paço

 

No capítulo 8, Êisdur e Wáldron exploram o palácio e, entre outras coisas, ficam a admirar os bustos dos antigos governantes do Tamatich, retratados fazendo caretas.



O salão onde estão os bustos foi representado por esta arte feita por Kristin Baldeschwiler. Recolori as cortinas, eliminei uma trinca de janeletas e coloquei um tapete no chão. A mesa em que os bustos se apoiam veio desta fotografia de uma mesa oval que se encontra no Los Angeles County Museum of Art. Tive de mudar a perspectiva da imagem para que ela parecesse ser vista de frente. Gravei nelas o escudo do Tamatich, para contextualizar a cena.

Os bustos foram criados a partir da fusão de uma fotografia de criança com a fotografia de algum busto real. Uma pele de mármore ou outra textura de rocha foi usada para igualar ambas as partes antes da fusão. A técnica não é complicada. Usei uma mistura dos recursos descritos no tutorial Turning People into Stone e na série de vídeos Pseudo Marble Statue Effect. Um dos principais problemas é como tratar os cabelos. Os tutoriais evitam essa questão, pois usam apenas a face, mesclando-a com a de outra estátua; ou usam modelos com poucos cabelos; ou deixam os cabelos com cor escura mesmo. Criei minha própria técnica para tentar dar conta disso: após dessaturar as imagens, usei o smudge tool do Gimp para obliterar a textura dos fios de cabelo e delineei com o airbrush tool, em preto e branco, as áreas mais claras e escuras do cabelo, para parecer com a sombra do relevo dos cabelos nas estátuas clássicas. Esse ajuste foi feito na base da tentativa e erro. Considero que ficou bom em algumas, mas não em todas.

As crianças peraltas que figuram como estátuas vêm das seguintes imagens:
Já os bustos foram os seguintes, todos em domínio público:
Finalmente, o escudo na parede veio desta imagem feita por midnightboheme; o unicórnio no escudo veio desta outra, de Silke Wurm; e a espada veio desta arte de Piotr Siedlecki.

Essa ilustração foi produzida em menos tempo que a anterior, e foi bem mais divertida, por conta das caretas das estátuas.

Por falta de espaço na cena, um dos bustos que criei ficou de fora. Mostro-o aqui porque também ficou engraçado. A criança original vem de uma fotografia de Noah feita por Sherif Salama.


As imagens que não estão em domínio público foram distribuídas pelas licenças CC0, CC2-BY ou CC4-BY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário