Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Teres: sossego ou aventura, faça sua escolha!

A fronteira do mundo explorado pelas crianças fica em Teres! Ao menos, é assim que os terenses gostam de dizer a quaisquer forasteiros que cheguem em Baltar, sua maior cidade e, também, seu famoso centro de comércio.


Essa fronteira é o Ringue, parte do Sul Ignoto, uma terra erma e perigosa, onde ainda habitam dragões, bichos-papões e monstros pavorosos. Poucos se arriscam a aventurar-se por lá, e menor ainda é o número daqueles que, lá tendo ido, conseguem retornar. O próprio Ringue é uma planície semidesertificada, a qual, segundo a lenda, foi caustificada durante uma épica luta de dragões, séculos e séculos atrás. 

Mas uma coisa é verdade: foram as crianças de Teres que deram início à exploração do Sul Ignoto e souberam transformar suas expedições em caravanas de enorme sucesso comercial, que deram um impulso decisivo ao crescimento de Baltar, atraindo para lá aventureiros de toda espécie. As tabernas de Baltar são o primeiro lugar a visitar, se precisar montar seu próprio grupo de caça ao tesouro.

Apesar disso, Teres também é conhecida por seu isolamento. A capital, Venânsi, fica no extremo oeste do mundo das crianças, separada dos demais reinos por uma floresta ao norte, montanhas a leste, deserto ao sul e oceano a oeste. Isso deu-lhes uma fama de caipiras e interioranos, que é ainda mais reforçada pela predominância de sossegados pastores e agricultores nos Prados do Alimão e nas partes menos elevadas dos Montes Baixos.

Com o passar dos séculos, Teres pelejou contra e anexou vários reinos vizinhos, chegando aos dias atuais como o segundo maior reino infantil em área.

As províncias terenses foram batizadas segundo características geográficas ou históricas:

  • Prima (a região onde Teres surgiu) 
  • Bela (caracterizada por lindas cachoeiras, ao sul dos Montes Baixos)
  • Montana (a parte principal dos Montes Baixos)
  • Fidela (a mais leal de todas as províncias, baluarte contra invasões ao reino)
  • Arbórea (junto ao Bosque Esquecido), Gnômia (habitada majoritariamente por gnômos, elfos e outras criaturas fantásticas)
  • Remota (a mais distante da capital), Deserta (junto ao Ringue)
  • Anátema (a província mais rebelde e encrenqueira, antigo território de Tamma)
  • Alto Goles (a parte mais elevada da província tamatisca do Goles, onde se situa a Floresta Vermelha; território em litígio com o Tamatich)

Suas cores nacionais são o azul e o branco. Tanto a bandeira, quanto o seu brasão, trazem uma cruz amarela. A cruz representa, na verdade, como Teres se vê: no centro das rotas que partem para o norte, o sul, o leste e o oeste.

De modo geral, todos os terenses falam o sulino. Mas, em Anátema, os descendentes dos antigos tammanos só falam o neotamano ou, ainda, passaram usar o tammanor como sinal de resistência cultural ao domínio de Venânsi. Isso tem criado muita dor de cabeça para a Ordem dos Cavaleiros de Baltar, que tenta abafar as revoltas e impedir a independência da região. Porém, se você quiser ouvir um idioma realmente extravagante, composto unicamente por consoantes, deve ir a Chrmst Flks, a cidade dos coboldes.

Busque você aventura ou sossego, seu lugar é Teres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário