Translate

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Reinos imaginários




No romance O Rei Adulto, a relação entre a infância e a vida adulta é representada de modo geográfico. O mundo das crianças é dividido em seis reinos: Teres, Guaipur, Landau, Tamatich, Macebólia e Ístar. O mundo dos adultos é dividido em quatro regiões: o Diadia, o Deserto Congelante, as Terras Fantasmais e os Montes Altos. Entre esses dois mundos corre turbulento e bojudo o rio das Lágrimas, barreira física e psíquica que só permite a passagem numa única direção: aquela que leva a criança à vida adulta.

As crianças vivem em fratrias, i.e., famílias compostas apenas de irmãos, em vilarejos e cidades num dos reinos infantis. Cada reino possui característica e cultura próprias, bem como modo de falar ou sotaque. Há uma marcada hierarquia social entre as crianças de cada reino, que define suas ocupações principais. Entre as crianças haverá aquelas da nobreza, do clero, do comércio ou do submundo. Mas, independentemente de classe social, todas brincam e exploram seu mundo, o que dá azo à criação de novas histórias e motivações para outras aventuras.

O mundo das crianças é um tanto plástico e facilmente moldado pela imaginação de seus próprios habitantes: o castigo pode subitamente transformar um cômodo num calabouço insalubre, e numa banheira cheia d'água frequentemente cabe um mar bravio que faz tremerem das pernas os mais destemidos marujos.

A chegada da puberdade traz consigo um sentimento perigoso para as crianças: o tédio. Os atrativos de seu mundo deixam de ser tão cativantes como eram. Em algum momento, elas vagarão sem rumo certo e se verão diante do temido rio. E, mesmo assim, ansiarão por cruzá-lo.

O que acontecerá a elas do outro lado do rio?

Uma vez tendo cruzado o rio, elas não mais conseguirão retornar ao mundo infantil?

Foi para ter respostas a essas questões que Êisdur e seus amigos se lançaram em busca do Rei Adulto. Mas essa busca também pode ser a sua. Talvez você também se tenha perguntado tudo isso alguma vez. Quer acompanhá-los em busca pelo rei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário