Translate

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Em qual reino você morava quando criança?



Mundo das Crianças ou Mundo Mirim. Ambas as denominações são usadas como sinônimos no romance O Rei Adulto. Esse mundo é representado como uma realidade paralela; como se as crianças, ao reunirem-se para brincar, deixam o mundo físico e penetram num mundo de fantasia próprio apenas delas.

Nesta história, o Mundo Mirim é dividido em seis reinos soberanos, além de duas regiões que buscam a independência. Conheça as características principais de cada um deles.

Teres. É onde nossa história se inicia. É um reino relativamente insosso, pois sua principal característica é estar no ocidente e fazer fronteira com o Sul Ignoto. Sustenta-se com comércio entre os demais reinos e expedições que seguem para o Sul Ignoto. Tem um quê de “Novo Mundo”. É para Teres que os aventureiros afluem em busca de riqueza. Sua capital encontra-se a oeste dos Montes Baixos, o que isola bastante seu centro político dos demais reinos. Tem fama de ser um reino de roceiros e gente interiorana, sem requinte. Foi formado pela união de diversos reinos menores, alguns rivais entre si, mas conquistados e submetidos.

Guaipur. É o único reino que efetivamente tem fronteira marítima. Sua ligação com o mar é forte desde a sua origem, de modo que sua cultura privilegia a aventura no mar, corsários, piratas, serpentes e  ilhas do tesouro. As crianças guaipurinas não dão muita atenção aos assuntos das crianças dos reinos vizinhos.

Landau. É um país pobre, espremido entre Teres e Ístar. Já foi maior no passado, porém teve parte do território tomado por Ístar após a Guerra das Águas. Essa mesma guerra castigou-o tanto que as crianças landaucas se revoltaram, derrubaram a monarquia e instituíram a República Infantil de Landau. Por serem a única república entre duas fortes monarquias expansionistas, são muito fechados e desconfiados. Assuntos internos quase não são conhecidos fora de suas fronteiras. Crianças dos demais reinos os consideram esquisitos e perigosamente revolucionários.

Macebólia. É um reino muito fragmentado em subregiões, pois a Floresta de Grínkor ocupa quase todo seu território, deixando várias partes isoladas com respeito à capital. Foi formado pela união de quatro reinos rivais, e essa rivalidade ainda persiste entre a parte norte e sul do reino, uma vez que a Guerra das Águas isolou o Norte e o Sul, após as terras que os uniam serem conquistadas pelo Tamatich. Seus habitantes têm fama de serem metódicos, laboriosos e inventivos. Também gostam de uma boa comida e muito sono.

Ístar. Todos os demais reinos consideram-no como o reino vilão. Ao menos é assim que ele é tratado no começo da história, até os aventureiros chegarem a Ístar e descobrirem que isso é apenas um estereótipo. De fato, Ístar tem gosto por conquistas territoriais e bravatas e, nessa questão, sempre esteve tecnologicamente à frente dos demais. É composto por duas culturas: a dos ístaros propriamente ditos e a dos gandaios, estes sim arruaceiros e bravateiros em geral.

Tamatich. É o reino dos contos de fadas, o mais clássico reino infantil. Conservador ao extremo, valoriza as formas de linguagem antiquadas, a lenda, o medievalismo e cortesia. Foi por muito tempo o maior reino de todo o Mundo Mirim, antes que a Guerra das Águas o destronasse. Surgiu da união bem sucedida de dois reinos antigos e rivais: Tamma e Ticch. Seus habitantes são considerados requintados, cultos e um tanto esnobes.

As duas regiões que lutam pela independência são:

Eix. Antigo reino de guerreiros fortemente nacionalistas que Ístar conquistou durante a Guerra das Águas. Seu dever à pátria é, muitas vezes, exagerado. São eternos inimigos dos ístaros.

Grínkor. Nome da região administrativa macebol ocupada pela Floresta de Grínkor, habitada por indiozinhos da tribo dos caaporas, que há séculos buscam a independência dessa região, negada pelo governo macebol.

Além disso, as lendas infantis dão conta de que outros reinos podem existir além do Sul Ignoto, embora poucos alguma vez tentaram explorar essa pavorosa região.

E você? Em que reino morava quando criança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário