Translate

domingo, 31 de julho de 2016

Criatividade, Fantasia e Imaginação

Há autores que nos inspiram e cativam por serem capazes de traduzir em palavras todo o maravilhamento e estranhamento do ambiente, ora físico, ora psicológico, no qual nossa existência vai se enredando. A inspiração pode estimular a busca por novas respostas, aproveitando o caminho seguro que eles indicam.



A leitura da obra de quatro grandes escritores, em diversos momentos de minha vida, estimularam-me a escrever O Rei Adulto: Michael Ende, Monteiro Lobato, J. R. R. Tolkien e J. M. Barrie. O resultado desse amálgama é uma apaixonante história que valoriza a criatividade, a fantasia e a imaginação.

Michael Ende foi o principal inspirador desta história, que nasceu de forma embrionária após a leitura de A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte). Ende desenvolve a mensagem em A História Sem Fim de que devemos contar e recontar histórias para que a Fantasia não desapareça. Mas enquanto A História Sem Fim trata do mundo da Fantasia humana, explorado por uma criança, O Rei Adulto descreve especificamente o mundo da imaginação infantil e suas conexões por vezes tênues com o mundo real.

Outra grande fonte de inspiração foram as histórias infantis de Monteiro Lobato, que li dos 9 aos 12 anos de idade. Vem daí o gosto pela Língua Portuguesa, a valorização dos mitos brasileiros presentes em O Rei Adulto, as estórias menores narradas pelos personagens a eles mesmos, como Emília e o Visconde de Sabugosa faziam, e a ligação entre magia e imaginação, que estende o conceito do pó de pirlimpimpim.

De Tolkien, intensifiquei a paixão pela linguística e pelos mapas, aliando-os à narrativa, além do cuidado em construir o universo ficcional e seu contexto histórico que retroalimentará conflitos ao longo de uma aventura épica.

Por fim, o Peter Pan de J. M. Barrie apresenta uma empolgante ode ao espírito juvenil e a relutância de Peter em deixar a infância. Esse tema é retomado de forma crítica em O Rei Adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário